Nacimento, vida e morte admiraveis do grande servo de Deos Gregorio Lopes, portuguez, natural da antiga Villa de Linhares: reler a estória de um homem do século XVI na História Moderna de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_16_7Palavras-chave:
Gregorio Lopez, naturalidade, Linhares da Beira, redesResumo
Este artigo procura averiguar os meandros da construção da narrativa portuguesa acerca da nacionalidade de Gregorio Lopez [c.1542-1596]. O Venerável da Igreja Católica, primeiro anacoreta das Índias Ocidentais, fascinou diversos grupos por toda a Europa onde a sua Vida foi lida, traduzida e publicada. No caso específico de Portugal, é possível identificar dois momentos nessa leitura: a sua primeira edição em Lisboa em 1615 e a tradução para português em 1675. No rescaldo da chamada restauração da
independência do Reino, a defesa da identidade portuguesa de ‘Gregório Lopes’ pode ser associada a uma conceção de nacionalidade mítico‑religiosa, que se baseou numa memória local. O que faz a estória de Gregorio Lopez na História de Portugal?
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.