O ensino do Hebraico em Portugal e o seu lugar na humanitas universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1645-2259_20_18

Resumo

O estudo científico da Bíblia pelos demais católicos no século XVI começou a fazer-se à base das línguas de origem - o cultivo do hebraico, por se tornar indispensável à exegese, é um notável exemplo de como as Humanidades floresceram em Portugal.
Pretendemos averiguar esse sucesso: se ele se deveu ao método histórico-filológico, de onde provinha a formação dos mestres de Hebraico e a relevância da sua produção científica. Ingressados nas ordens religiosas reformadas ou recém-criadas em Trento, elaboraram vários comentários com base na semântica hebraica. Alguns deles, nomeadamente Jerónimo de Azambuja, foram chamados a Trento para revisões da tradução do texto bíblico.
O declínio do ensino do Hebraico (bem como outras disciplinas auxiliares da exegese) e a pobre existência de conhecedores do “idioma santo” no século seguinte fez descurar a investigação rigorosa do texto sagrado internacionalmente, não voltando Portugal e a alma mater conimbricensis àquele grande fenómeno educativo da modernidade.

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Biografia Autor

Sofia Cardetas Beato, Universidade de Lisboa

Sofia Cardetas Beato has an Undergraduate in History from the Faculty of Letters of the University of Coimbra. Currently she prepares the Master's thesis in History and Culture of Religions from the Faculty of Letters of the University of Lisbon about the israelite prophetic criticism to sacrificial cult in the eighth century BCE. She belongs to the CITER (UCP). Among the most recent activities of his academic curriculum are the communication "Through the Paths of the Exegesis: A Historical Critique of the Biblical Texts" on the Congress Jews of Portugal and the Spanish-Portuguese Jewish Diaspora, the critical recension of E Deus Criou o Mundo of Carlos Quevedo published by the Review of History of Ideas of 2018 (https://independent.academia.edu/SofiaBeato), the course "The World of the Bible: Geography, History and Culture" on Out.2017-Jun.2018 from the Faculty of Theology of the Catholic University of Lisbon, the article "Ilduara, a powerful 10th century religious" on the Novo Rumo newspaper and the participation on the Commission for the New Pedagogical Dynamics from the Faculty of Letters of the University of Coimbra.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Secção

Caderno Temático