Agenciando o Possível

Apontamentos sobre as dimensões reveladoras do mundo e emancipatórias das práticas de desaprendizagem através de uma análise da arte coletiva pKp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_25

Palavras-chave:

Revelação de mundo, Emanciapção, Práticas de desaprendizagem, Arte coletiva, pKp

Resumo

No mundo da arte, estão sendo montadas experiências questionadoras das formas hegemônicas de produção e distribuição de conhecimento, que experimentam modelos alternativos de convivência. Falamos de uma dinâmica de práticas onde as artes, a educação e a política são pensadas em conjunto, muitas vezes descritas como “encontros organizados de práticas de desaprendizagem”. O ensaio tem como objetivo intervir nessa tendência através de um estudo das operações e táticas emancipatórias e reveladoras do mundo em ação dentro de um coletivo artístico concreto, o “Instituto para Artes e Precariedade” (pKp). Analisando o pKp como prática de desaprendizagem, o artigo não é tanto uma crítica contra as instituições de ensino, mas uma fonte de inspiração para reconsiderar a produção e a distribuição do conhecimento como uma prática coletiva e sensível.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Vansieleghem, N., & Van Dorpe, S. (2022). Agenciando o Possível: Apontamentos sobre as dimensões reveladoras do mundo e emancipatórias das práticas de desaprendizagem através de uma análise da arte coletiva pKp. Revista Portuguesa De Pedagogia, 56, e056025. https://doi.org/10.14195/1647-8614_56_25

Edição

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Edição Especial