Colaboração na Investigação

Investigação Educacional e Contextos Mais Alargados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_09

Palavras-chave:

Colaboração, Educação, Oxbridge, REF, Investigação, Transferência de conhecimentos, Resultados

Resumo

A colaboração é a dimensão social da investigação científica. A colaboração na investigação é um campo de investigação académica que contém dimensões científicas e cada vez mais comerciais. Esta análise narrativa investiga questões sobre autoria e motivação. Para além da investigação educacional, a literatura sobre colaboração na investigação é dominada por um enfoque nas ciências “duras”. Estão por resolver as questões éticas relativas à integridade das reivindicações de contribuição para o conhecimento constante das publicações de revistas. Apesar do modesto reconhecimento pelo Research Excellence Framework (REF) do Reino Unido, os protocolos de designação de nomes científicos em artigos publicados em revistas moldam inevitavelmente, com razão ou sem ela, a força do estatuto do capital simbólico e da classificação dos autores, bem como permitem que os departamentos submetam cada autor designado ao REF do Reino Unido, obtendo assim os benefícios de uma acumulação adicional de capital monetário e científico.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Holligan, C., & Killen, A. (2023). Colaboração na Investigação: Investigação Educacional e Contextos Mais Alargados. Revista Portuguesa De Pedagogia, 57, e057009. https://doi.org/10.14195/1647-8614_57_09

Edição

Secção

Artigos