Notas sobre as possibilidades de construção de uma teoria da educação
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_3Resumo
Este artigo organiza-se à volta das seguintes principais questões suscitadas pela expressão “teoria de educação”, a saber: de que se fala quando se fala em teoria(s) de educação? Terá sentido falar em teoria de educação numa época de pós-modernismo? Que vias e possibilidades se abrem à sua construção?
A autora, que se não identifica com as posições pós-modernistas, conclui que a filosofia e as ideologias continuam a ser as vias privilegiadas para a construção de teorias de educação, sendo a via científica cada vez mais difícil de prosseguir. Dada a deriva ontológica, ideológica e subjectivista sofrida pela epistemologia das ciências sociais e humanas e das ciências da educação dela dependentes, impõe-se a construção de uma epistemologia assente na análise crítica do trabalho concreto dos cientistas e na análise crítica da validade do conhecimento elaborado que conduza a uma redefi nição urgente dos critérios de cientificidade.
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