Ensinar e aprender a investigar – reflexões a pretexto de um programa de iniciação à pesquisa qualitativa

Autores

  • João Amado Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_5

Resumo

Neste artigo, centrado sobre a fundamentação teórica e curricular de um programa de investigação qualitativa, começaremos por invocar o papel da pesquisa como estratégia de ensino e como competência que se espera venha a ser adquirida pelos formandos. Seguidamente daremos conta dos objectivos que nos movem nesta iniciação, da estrutura geral e fundamentação do programa e, muito sinteticamente, das estratégias e métodos de ensino. Terminaremos expondo a nossa definição de investigação qualitativa, tal como gostaríamos que ela viesse a ser interiorizada e praticada pelos nossos formandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2010-07-01

Como Citar

Amado, J. (2010). Ensinar e aprender a investigar – reflexões a pretexto de um programa de iniciação à pesquisa qualitativa. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 119-142. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_5

Edição

Secção

Dossier Temático