A especificidade do educativo: seu potencial teórico e prático

Autores

  • João Boavida Universidade de Coimbra
  • João Amado Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_2

Resumo

Pretende-se fazer a análise fenomenológica do acto educativo como condição indispensável para a sua verdadeira compreensão. O problema de partida é saber em que consiste o educativo, ou o que confere dimensão educativa a um certo acto, situação ou relação. O educativo, embora exija um conjunto de pressupostos, intenções, condições, acções e consequências, revelando assim a sua complexidade, tem uma versatilidade e uma potencialidade que o tornam único, mas de que raramente temos consciência. Esta análise revela-se como uma condição para a teorização sobre a educação, e, portanto, com enormes consequências ao nível tanto teórico como prático.

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Publicado

2006-01-01

Como Citar

Boavida, J., & Amado, J. (2006). A especificidade do educativo: seu potencial teórico e prático. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 43-61. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_2

Edição

Secção

Artigos