A especificidade do educativo: seu potencial teórico e prático
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_2Resumo
Pretende-se fazer a análise fenomenológica do acto educativo como condição indispensável para a sua verdadeira compreensão. O problema de partida é saber em que consiste o educativo, ou o que confere dimensão educativa a um certo acto, situação ou relação. O educativo, embora exija um conjunto de pressupostos, intenções, condições, acções e consequências, revelando assim a sua complexidade, tem uma versatilidade e uma potencialidade que o tornam único, mas de que raramente temos consciência. Esta análise revela-se como uma condição para a teorização sobre a educação, e, portanto, com enormes consequências ao nível tanto teórico como prático.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2006-01-01
Como Citar
Boavida, J., & Amado, J. (2006). A especificidade do educativo: seu potencial teórico e prático. Revista Portuguesa De Pedagogia, (40-1), p. 43-61. https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_2
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.