Novos Públicos do Ensino Superior: Abordagem à Aprendizagem de Estudantes Maiores de 23 Anos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_6Palavras-chave:
Aprendizagem ao Longo da Vida, abordagens à aprendizagem, ensino superiorResumo
O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem àaprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor
Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos
concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico.
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Publicado
2015-12-11
Como Citar
Monteiro, A. M. R., Barros, R. M. A., & Moreira, J. A. (2015). Novos Públicos do Ensino Superior: Abordagem à Aprendizagem de Estudantes Maiores de 23 Anos. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), 131-150. https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_6
Edição
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