Professores de Educação Física em Portugal: Entre a Formação Inicial e o Exercício Profissional

Autores

  • J. António Moreira Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta.
  • António Gomes Ferreira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_4

Palavras-chave:

Educação Física, professores, exercício profissional, formação inicial

Resumo

No presente estudo procurou-se analisar as representações que os professores das diferentes escolas de Educação Física em Portugal possuem acerca da relação existente entre a sua formação inicial e o exercício da profissão docente, nomeadamente a nível da sua adequabilidade, das limitações dessa formação e das expetativas criadas. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes do século XX: o Instituto Nacional de Educação Física, as Escolas Superiores de Educação Física, os Institutos Superiores de Educação de Lisboa e do Porto e as Faculdades de Ciências do Desporto e Educação Física. Concluiu-se que estes professores, independentemente da sua escola, consideram que a sua formação inicial, apesar de algumas limitações em áreas muito específicas, os preparou adequadamente para o exercício da sua atividade enquanto professores de Educação Física, tendo correspondido, na sua generalidade, às suas expectativas.

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Publicado

2014-01-27

Como Citar

Moreira, J. A., & Ferreira, A. G. (2014). Professores de Educação Física em Portugal: Entre a Formação Inicial e o Exercício Profissional. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 69-90. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_4

Edição

Secção

Artigos