Escala de Satisfação de Professores de Educação Física: Procedimentos de Construção e Validação

Autores

  • J. António Moreira Doutor em Ciências da Educação, Departamento de Educação e Ensino à Distância, Universidade Aberta, Portugal.
  • António Gomes Ferreira Doutor em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Joaquim Armando Ferreira Doutor em Psicologia, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_5

Palavras-chave:

satisfação docente, educação física escolar, escala de avaliação

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo que descreve os procedimentos da construção de uma escala de satisfação de professores da área da educação física, designada de Escala de Satisfação de Professores de Educação Física (ESPEF), e as suas qualidades psicométricas. Depois de considerações sobre o construto e sua operacionalização, realizou‑se a análise dos procedimentos da sua construção e procedeu‑se à análise de validade de construto (análise fatorial) e à análise da consistência interna através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. Para além de bons  indicadores de validade, globalmente, as medidas aplicadas caracterizam‑se por uma fidelidade boa e estruturas fatoriais interpretáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2015-04-14

Como Citar

Moreira, J. A., Ferreira, A. G., & Ferreira, J. A. (2015). Escala de Satisfação de Professores de Educação Física: Procedimentos de Construção e Validação. Revista Portuguesa De Pedagogia, 1(1), pp. 69-85. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-1_5

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>