O ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_6Resumen
Este trabalho tem por objectivos analisar diferentes contributos teóricos relativos a processos de aprendizagem e estabelecer as articulações entre tais concepções e a prática docente no ensino superior. Tal discussão ganha relevância no contexto das actuais reorganizações das universidades e de suas práticas, cujas contradições põem em relevo a dimensão epistemológica desse nível de ensino. Questiona-se, não apenas o que se aprende, mas para que e, de modo especial, como se aprende, numa perspectiva em que aprender e ensinar são relações indissociáveis. Neste sentido, o texto discute contributos de abordagens interacionistas como a psicogenética de Jean Piaget, a histórico-cultural de L. S. Vygotsky e a flexibilidade cognitiva de Spiro. A partir destas teorizações são analisadas algumas estratégias pedagógicas, nomeadamente o método de casos e as narrativas autobiográficas, como possibilidades de construção compartilhada de significações em contextos de interacção, mediação e complexidade, em que alunos e professores têm condição de se constituirem como sujeitos numa perspectiva de emancipação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-07-01
Cómo citar
Lopes, D. M. de C., Vaz-Rebelo, M. da P. P., & Pessoa, M. T. R. (2010). O ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docente. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 143-167. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_6
Número
Sección
Caderno Temático
Licencia
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.