O ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_6Resumo
Este trabalho tem por objectivos analisar diferentes contributos teóricos relativos a processos de aprendizagem e estabelecer as articulações entre tais concepções e a prática docente no ensino superior. Tal discussão ganha relevância no contexto das actuais reorganizações das universidades e de suas práticas, cujas contradições põem em relevo a dimensão epistemológica desse nível de ensino. Questiona-se, não apenas o que se aprende, mas para que e, de modo especial, como se aprende, numa perspectiva em que aprender e ensinar são relações indissociáveis. Neste sentido, o texto discute contributos de abordagens interacionistas como a psicogenética de Jean Piaget, a histórico-cultural de L. S. Vygotsky e a flexibilidade cognitiva de Spiro. A partir destas teorizações são analisadas algumas estratégias pedagógicas, nomeadamente o método de casos e as narrativas autobiográficas, como possibilidades de construção compartilhada de significações em contextos de interacção, mediação e complexidade, em que alunos e professores têm condição de se constituirem como sujeitos numa perspectiva de emancipação.Downloads
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Publicado
2010-07-01
Como Citar
Lopes, D. M. de C., Vaz-Rebelo, M. da P. P., & Pessoa, M. T. R. (2010). O ensino superior na atualidade e os desafios da aprendizagem: teorizações e prática docente. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 143-167. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_6
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