Apresentação

Auteurs

  • Ángel García del Dujo Universidade de Salamanca
  • João Boavida Universidade de Coimbra

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_40-1_0

Résumé

Vão aparecendo, nos nossos dias, por aqui e por ali, muitos e bons trabalhos que manifestam um pensamento plural e rico sobre a educação, ao lado de muitos outros, um pouco também por todo o lado, que desenvolvem refl exão e análise, em formas não menos diversas de pensar a educação. Como sempre aconteceu, poderíamos dizer. Como se as disciplinas, de modo idêntico ao proceder dos povos, tivessem tendência a repetir periodicamente determinados comportamentos e actuações, que seriam imprescindíveis para o processo conceptual e metodológico de consolidação e de sedimentação do próprio corpo de conhecimentos, mas numa variedade de perspectivas que é a imagem da complexidade problemática que a educação adquiriu nos nossos dias. A nossa intenção não foi exactamente fazer uma revisão de correntes, abordagens e perspectivas de análise e de metanálise sobre a educação, nem sequer das mais recentes, ou das predominantes no nosso tempo. Não foi, pelo menos, a primeira intenção, nem sequer a prioritária, e, portanto, se o produto obtido parecer algo desta natureza, deveremos vê-lo como um valor acrescentado, uma vez que a nossa pretensão foi outra.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2006-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos