Ensino das Ciências Físico-Químicas: O Papel do Professor face à Diversidade Cultural dos Alunos
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_26Palabras clave:
Ensino das ciências, sucesso, localização geográfica, demonstrações, experiências "mãos na massa"Resumen
A questão central dos dois projectos de investigação em ensino das ciências apresentados surgiu de uma curiosidade relativa ao ranking das escolas apresentado em 2009 pelo Ministério da Educação, em que os três colégios da Companhia de Jesus obtiveram posições muito diferentes. Questionando as razões de resultados tão díspares em instituições à partida semelhantes, procurámos uma possível ligação com o seu enquadramento geográfico e cultural, tendo alargado posteriormente a pesquisa a quatro escolas públicas, também com diferentes localizações geográficas. Numa perspectiva de superação das dificuldades dos alunos, colocámos o foco no professor e nas estratégias de ensino, tendo-se investigado as metodologias demonstrativa e experimental “mãos na massa”. Os resultados sugerem que, face aos múltiplos factores que comprometem a aprendizagem dos alunos, o professor e as estratégias de ensino têm um papel primordial.Descargas
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Publicado
2011-01-01
Cómo citar
Oliveira, F., Nascimento, M. A., Alberto, H. V., & Formosinho, S. (2011). Ensino das Ciências Físico-Químicas: O Papel do Professor face à Diversidade Cultural dos Alunos. Revista Portuguesa De Pedagogia, p. 337-346. https://doi.org/10.14195/1647-8614_Extra-2011_26
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Artigos
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