Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6Palavras-chave:
Escola, Projecto Educativo de Escola, MudançaResumo
Apresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré-Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.Downloads
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Publicado
2010-12-01
Como Citar
Fonseca, A. R., Damião, M. H., & Nascimento, M. A. (2010). Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-2), p. 93-105. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6
Edição
Secção
Artigos
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