Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância

Autores

  • Ana Rita Fonseca
  • Maria Helena Damião
  • Maria Augusta Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6

Palavras-chave:

Escola, Projecto Educativo de Escola, Mudança

Resumo

Apresenta-se um estudo que incide na Inspecção no âmbito da Educação Pré-Escolar, e como qual se procurou conhecer as percepções que os educadores de infância têm da função e da actuação desta entidade, mais concretamente ao nível da actividade Gestão Curricular e Integração de Alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º. Ciclo. Tal estudo, que recorreu predominantemente a uma abordagem quantitativa, apoiou-se num questionário construído para o efeito e envolveu 105 educadores de infância, de 15 Agrupamentos de Escolas intervencionados pela Inspecção. Os resultados obtidos revelam que, globalmente, estes docentes caracterizam a actuação da Inspecção como sendo predominantemente de Acompanhamento, valorizando, na actuação desta entidade, a atenção prestada aos documentos de Planificação da Acção Educativa e aos aspectos relativos à Gestão do Currículo. Contudo, denotam reservas relativamente à utilidade da informação disponibilizada no Relatório Síntese da Inspecção, no sentido da melhoria dos aspectos referidos.

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Publicado

2010-12-01

Como Citar

Fonseca, A. R., Damião, M. H., & Nascimento, M. A. (2010). Função de Acompanhamento da Inspecção-Geral da Educação: Percepções de Educadores de Infância. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-2), p. 93-105. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_6

Edição

Secção

Artigos

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