Quem as Não Tem? (Como Escrever Cartas Faz de Nós Pessoas Melhores)

  • Ricardo Namora CLP, Universidade de Coimbra | Universidade de Estocolmo
Palavras-chave: Materialidades da Comunicação, Carta, Epistolografia, Rousseau, Derrida

Resumo

Este ensaio lida com certas características físicas, materiais, simbólicas e sensoriais do objecto “carta”, desde as suas primeiras ocorrências enquanto função da criação de um sistema postal, passando pela modelação da sua natureza que ocorreu no século XIX e foi fundamental para a sua definição, até algumas das suas manifestações contemporâneas. Serão descritos, para o efeito, argumentos pragmáticos, filosóficos e literários.

Abstract
This essay aims to deal with certain physical, material, symbolic and sensory features of the “letter” as an object, from its first occurrences as a function of the creation of a postal system, through the modeling that occurred in the nineteenth century and was crucial to its definition, until its contemporary forms. For that purpose, a series of pragmatic, philosophical and literary arguments will be discussed.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_8

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Biografia Autor

Ricardo Namora, CLP, Universidade de Coimbra | Universidade de Estocolmo

Ricardo Namora estudou na Universidade de Coimbra (Licenciatura, 2001; Mestrado, 2010) e na Universidade de Lisboa (Mestrado, 2004; Doutoramento, 2009). É membro do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, unidade de investigação patrocinada pela F.C.T. Os seus interesses incluem teoria da literatura, história da crítica, hermenêutica, biografias e teorias da ficção.

Ricardo Namora holds degrees from the University of Coimbra (BA, 2001; MA, 2010) and from the University of Lisbon (MA, 2004; PhD, 2009). He is a member of the Centre for Portuguese Literature at the University of Coimbra, a research unit sponsored by the F.C.T. His research subjects include literary theory, history of criticism, hermeneutics, biographies and theories of fiction.

Referências

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Publicado
2014-03-28
Secção
Secção Não Temática | Non-Thematic Section