Eleições e comunicação em Moçambique
Entre o humor, os memes e a internet
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_17_7Palavras-chave:
Eleições, humor, internet, política, MoçambiqueResumo
O humor pode ser sinónimo de várias realidades, mas raramente se pensa na dimensão política que pode ter. Se, ao longo da história, o humor tem sido usado para transmitir sentimentos de diversa ordem, pouco ou quase nada já foi estudado, na perspectiva política, para o caso de Moçambique. Assim, baseando-se nas Eleições Gerais de 2019 e, através de uma metodologia qualitativa (entrevistas semi-estruturadas e netnografia), este artigo discute a forma pela qual o humor pode ser uma maneira de fazer política em períodos eleitorais. Como resultado, além das limitações de acesso à Internet existentes no país, os exemplos apresentados revelam a existência de uma tendência crescente do uso de imagens e memes como forma de acção política, destacando, sobretudo, práticas de ridicularização política ou simples actos de risos ou propaganda. Igualmente, nota-se a necessidade de se usar o humor como alternativa ao facto de haver um aparente fecho do espaço cívico, visando a realização de actos de activismo e participação política, dada à existência de um clima de permanente impedimento para que as pessoas manifestem, de facto, o seu pensamento político em períodos eleitorais. Por conseguinte, as redes sociais da Internet emergem como um “tubo de escape” por se considerar.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.