Anúncios eleitorais do PP, PSOE, PODEMOS e CIUDADANOS nas primeiras campanhas multipartidárias em Espanha
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_13_9Palavras-chave:
Spot eleitoral, campanha eleitoral, publicidade eleitoral, publicidade negativa, personalização política, YouTubeResumo
A primazia da televisão e da Internet como novo meio de comunicação fez com que a publicidade continuasse a ser importante durante as campanhas eleitorais. O documento aborda a lacuna existente na literatura sobre o estudo da publicidade eleitoral no contexto das primeiras eleições gerais multipartidárias de 20D 2015. Tendo em vista a incapacidade dos quatro partidos majoritários na Espanha de formar um governo: PP, PSOE, Podemos e Ciudadanos, as eleições foram repetidas em 26J 2016.
Os objetivos se concentram na tipologia dos spots utilizados e no uso de publicidade negativa através de uma análise descritiva de uma amostra de 77 spots coletada das contas oficiais do YouTube. A personalização da política e a imagem que a publicidade faz dos candidatos é de vital importância. Da mesma forma, a metodologia é estabelecida como um ponto de partida para uma análise das vagas criadas para as campanhas eleitorais subseqüentes na Espanha, preenchendo assim a lacuna acadêmica existente.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Mediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.