Anúncios eleitorais do PP, PSOE, PODEMOS e CIUDADANOS nas primeiras campanhas multipartidárias em Espanha

Autores

  • Alicia Gil-Torres Universidad de Valladolid, Facultad de Filosofía y Letras https://orcid.org/0000-0002-8042-2208
  • Rocío Asencio Cáneba Universidad de Valladolid, Facultad de Filosofía y Letras https://orcid.org/0000-0002-6332-1114
  • Cristina San José de la Rosa Universidad de Valladolid, Facultad de Filosofía y Letras

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_13_9

Palavras-chave:

Spot eleitoral, campanha eleitoral, publicidade eleitoral, publicidade negativa, personalização política, YouTube

Resumo

A primazia da televisão e da Internet como novo meio de comunicação fez com que a publicidade continuasse a ser importante durante as campanhas eleitorais. O documento aborda a lacuna existente na literatura sobre o estudo da publicidade eleitoral no contexto das primeiras eleições gerais multipartidárias de 20D 2015.  Tendo em vista a incapacidade dos quatro partidos majoritários na Espanha de formar um governo: PP, PSOE, Podemos e Ciudadanos, as eleições foram repetidas em 26J 2016.

Os objetivos se concentram na tipologia dos spots utilizados e no uso de publicidade negativa através de uma análise descritiva de uma amostra de 77 spots coletada das contas oficiais do YouTube.  A personalização da política e a imagem que a publicidade faz dos candidatos é de vital importância. Da mesma forma, a metodologia é estabelecida como um ponto de partida para uma análise das vagas criadas para as campanhas eleitorais subseqüentes na Espanha, preenchendo assim a lacuna acadêmica existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2021-09-06