Publicidade online nos diários generalistas digitais em Cabo Verde e Angola
Os formatos, distribuições e frequências nas homepages e as tipologias de interatividade
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_18_6Palavras-chave:
Publicidade, anúncio, significados, análiseResumo
O presente artigo é um estudo comparativo da publicidade online nas homepages de jornais generalistas cabo-verdianos e angolanos. Especificamente, tentou-se perceber a dinâmica, os tipos de formatos presentes nas homepages dos jornais em análise, a forma com estão organizados, as tipologias de interatividade que proporcionam aos internautas e os níveis de frequências com que cada formato aparece nos jornais estudados. As evidências empíricas sugerem que o potencial da Internet como plataforma interativa de veiculação de publicidade é escassamente explorado pelos anunciantes cabo-verdianos e angolanos. Os anúncios são estáticos, reativos e não interativos, e o nível de interatividade que os formatos proporcionam à comunidade online é baixo. Verifica-se a predominância dos formatos tradicionais de publicidade online. Além disso, apesar de nos jornais angolanos terem sido identificados mais formatos de publicidade online em termos de quantidade, em Cabo Verde, verifica-se mais diversidade e especificidades em termos de produção de formatos. É imperativo e urgente que se aposte nas tecnologias disponíveis no mercado e profissionais preparados e dotados de criatividade, para que se possa produzir formatos de publicidade online de grande envergadura, aproveitando todas as potencialidades da Internet, proporcionando um maior grau de interatividade, dinamismo e engajamento em o público-alvo visado e os anúncios online.
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