Accountability e transparência na mídia

o exemplo da Espanha para os países lusófonos

Palavras-chave: Transparência, responsabilidade na mídia, jornalismo espanhol

Resumo

Alguns dos desafios mais emergentes para a ética jornalística estão relacionados à capacidade de profissionais e meios de comunicação adotarem boas práticas de prestação de contas e de transparência de seus métodos e procedimentos. Para além da criação de instrumentos que facilitem uma maior aproximação entre os produtores da informação e seus públicos, é necessário ainda desafiar culturas profissionais locais. Na comunidade global em língua portuguesa, os países mais avançados em termos de transparência e accountability jornalística são Portugal e Brasil, mas essa condição não os exime de aperfeiçoar seus sistemas e desenvolver soluções mais efetivas que fortaleçam a ética nos meios. Neste artigo, apresentamos resultados parciais da pesquisa “Accountability y culturas periodísticas en España. Impacto y propuesta de buenas prácticas en los medios de comunicación españoles”, a partir de grupos focais com especialistas em deontologia e ética da comunicação. Percebemos que a realidade espanhola – embora complexa, dinâmica e específica – não se distancia tanto do que já conhecemos nos países lusófonos, e as considerações dos especialistas consultados oferecem contribuições potencialmente implementáveis em nosso contexto.

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Biografias Autor

Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Pesquisador do CNPq e um dos coordenadores do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS). E-mail: rogerio.christofoletti@ufsc.brORCID: https://orcid.org/0000-0003-1065-4764

Juan Carlos Suárez Villegas, Universidad de Sevilla

Catedrático de ética e deontologias da comunicação da Universidad de Sevilla, Espanha. É pesquisador de vários projetos sobre ética jornalística e foi membro da Comissão de Deontologia da Espanha. E-mail:jcsuarez@us.esORCID: https://orcid.org/0000-0002-2199-7028

Xavier Ramon Vegas, Universidad Pompeu Fabra

Professor do Departamento de Comunicação da Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona, Espanha. Pesquisa ética jornalística, prestação de contas da mídia e comunicação esportiva. E-mail:xavier.ramon@upf.eduORCID: http://orcid.org/0000-0002-4478-5626

Publicado
2019-12-13