O Ensino do Jornalismo - Um desafio para as universidades e para os jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_3_6Palavras-chave:
Ensino do Jornalismo, Estado Novo, Jornalistas, modelo americano de jornalismo, pesquisa administrativaResumo
O presente artigo tem por base uma comunicação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jornalismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapassada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser aprendida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológico das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte influência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.
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