A cobertura da morte de figuras públicas na imprensa portuguesa: contributos para uma categorização das personagens mediáticas
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_6_5Palabras clave:
morte, figuras públicas, celebridades, narrativas mediáticasResumen
A morte de figuras públicas assume relevância para os media, dada a presença dos valores-notícia da morte e da notoriedade. No entanto, não basta que se verifiquem estes critérios, para que estejamos perante um grau de noticiabilidade estanque. A partir do estudo da morte de 20 figuras públicas, chegámos a diferentes tratamentos por parte dos três jornais diários selecionados – o Correio da Manhã, o Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Concluímos, pois, que a maior ou menor noticiabilidade se prende, quer com o estatuto da personalidade, quer com o posicionamento editorial do meio de comunicação social e ainda com algumas contingências do período em que ocorre o acontecimento. Assim, propomos a categorização das figuras públicas, cuja morte foi alvo de cobertura mediática, com base no estudo dos diferentes estatutos de personalidades, como heróis, mitos, celebridades, estrelas e fama, alguns dos quais diretamente dependentes dos media e, outros, oriundos dos estudos narrativos.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.