Género, Diversidade e Populismo

Representação Mediática de Atores Políticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_2

Palavras-chave:

representações mediáticas, populismo, André Ventura, Joacine Katar Moreira, jornais diários

Resumo

Analisamos neste artigo, a partir de uma perspetiva feminista interseccional, a cobertura mediática de dois deputados únicos representantes de partidos estreantes no Parlamento português, em 2019: André Ventura e Joacine Katar Moreira. Por meio de uma Análise de Conteúdo qualitativamente orientada, examinamos a produção informativa de três diários generalistas portugueses de circulação nacional (Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público) sobre a deputada e o deputado durante os seis primeiros meses da XIV legislatura da Terceira República Portuguesa. Foram identificados padrões que, apesar de desafiarem a tradicional invisibilidade das mulheres parlamentares, contribuem para uma representação genderizada, enquanto favorecem a polarização dos atores políticos.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adcock, C. (2010). The Politician, The Wife, The Citizen, and her Newspaper. Feminist Media Studies, 10(2), 135–159. https://doi.org/10.1080/14680771003672254

Albæk, E., Hopmann, D., & Skovsgaard, M. (2019). Political Coverage. Em The International Encyclopedia of Journalism Studies (pp. 1–11). Wiley. https://doi.org/10.1002/9781118841570.iejs0213

Almeida, S. J. (2019, janeiro 26). Chega um partido populista de extrema-direita a Portugal. PÚBLICO. https://www.publico.pt/2019/01/26/politica/opiniao/chega-partido-populista-extremadireita-portugal-1859410

Anderson, J. A. (2012). Media Research Methods: Understanding Metric and Interpretive Approaches. Em Media Research Methods. SAGE Publications, Ltd.

Biroli, F. (2010). Mulheres e política nas notícias: Estereótipos de gênero e competência política1. Revista Crítica de Ciências Sociais, 90, 45–69. https://doi.org/10.4000/rccs.1765

Caldas-Coulthard, C. R. (2019). Mulheres Públicas: Poder , Representações Semióticas e Gênero Public Women: Power, Semiotic Representations and Gender. Discurso & Sociedad, 13(1), 29–50.

Câncio, F. (2019, novembro 2). O populista André e o ″politicamente correto″ Ventura. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/edicao-do-dia/02-nov-2019/o-populista-andre-e-o-politicamente-correto-ventura-11463959.html

Conroy, M. (2015). Masculinity, Media, and the American Presidency. Em Masculinity, Media, and the American Presidency. Palgrave Macmillan US. https://doi.org/10.1007/978-1-137-45645-8

Cook, T. E. (2011). O jornalismo político. Revista Brasileira de Ciência Política, 6, 203–247. https://doi.org/10.1590/S0103-33522011000200009

Cunha, I. F. (2007). Identidade e reconhecimento nos media. Matrizes, 187–208.

Cunha, I. F. (2019). O jornalismo na era do populismo mediatizado. Estudos em Jornalismo e Mídia, 16, 14.

de Vreese, C. H., Esser, F., Aalberg, T., Reinemann, C., & Stanyer, J. (2018). Populism as an Expression of Political Communication Content and Style: A New Perspective. The International Journal of Press/Politics, 23(4), 423–438. https://doi.org/10.1177/1940161218790035

del Barrio, J. M. (2019, dezembro 15). André Ventura, el ultraderechista portugués. El País. https://elpais.com/internacional/2019/12/12/actualidad/1576187485_020229.html

Esteves, J. P. (2015). Sobre a Opinião Pública que já não o é – ao ter deixado de ser propriamente pública e também uma opinião. Intexto, 34(34), 276. https://doi.org/10.19132/1807-8583201534.276-293

Fiske, J. (1987). Television Culture (1st Edition). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203133446

Fonseca Jr., W. C. da. (2005). No Title. Em J. Duarte & A. Barros (Eds.), Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação (1a Edição, pp. 280–304). Atlas.

Franklin, B., Hamer, M., Hanna, M., Kinsey, M., & Richardson, J. E. (2005). Key concepts in journalism studies. Em Key Concepts in Journalism Studies. https://doi.org/10.4135/9781446215821

Hartley, J. (2019). Communication, Cultural and Media Studies. Em Communication, Cultural and Media Studies (Fifth Edit, pp. 1–293). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315225814-1

Herzog, H. (2010). Gendering politics: Women in Israel. Em Gendering Politics: Women in Israel. https://doi.org/10.5860/choice.37-3625

Ibroscheva, E., & Stover, M. (2012). The Girls of Parliament: A Historical Analysis of the Press Coverage of Female Politicians in Bulgaria. Em The Handbook of Gender, Sex, and Media. https://doi.org/10.1002/9781118114254.ch3

Kantola, J., & Lombardo, E. (2019). Populism and feminist politics: The cases of Finland and Spain. European Journal of Political Research, 58(4), 1108–1128. https://doi.org/10.1111/1475-6765.12333

Kosut, M. (2012). Encyclopedia of Gender in Media (M. Kosut, Ed.). SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781452218540

Lachover, E. (2012). Just Being a Woman Isn’t Enough Any More. Feminist Media Studies, 12(3), 442–458. https://doi.org/10.1080/14680777.2011.615639

Lazarsfeld, P. F., Berelson, B., & Galdet, H. (1960). The People’s Choice (Fifth Edit). Columbia University Press.

Martino, L. M. S. (2012). Teoria da Comunicação: ideias, conceitos métodos. Editora Vozes.

Martins, C. (2014). Maria de lourdes pintasilgo: A “senhora primeiro-ministro” na cidade dos homens. Revista Media & Jornalismo, 25, 125–142.

Miguel, L. F. (2014). Democracia e Representação: Territórios em disputa (1a Edição). Editora Unesp.

Orgad, S. (2012). Media Representation and the Global Imagination: A Framework. Media Representation and the Global Imagination.

Pinto, J. (2019, outubro 13). A Ventura do André ou a democracia em perigo. Observador. https://observador.pt/opiniao/a-ventura-do-andre-ou-a-democracia-em-perigo/

Rakow, L. F., & Kranich, K. (1991). Woman as Sign in Television News. Journal of Communication, 41(1), 8–23. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.1991.tb02289.x

Reppen, R. (2010). Building a corpus: What are the key considerations? Em The Routledge Handbook of Corpus Linguistics.

Ribeiro, D. (2017). O que é lugar de fala? Letramento.

Ritchie, J. (2013). Creating a Monster. Feminist Media Studies, 13(1), 102–119. https://doi.org/10.1080/14680777.2011.647973

Siapera, E. (2010). Cultural Diversity and Global Media: The Mediation of Difference (1.a ed.). Wiley. https://doi.org/10.1002/9781444319132

Simões, R. B. de. (2011). Crime castigo e género nas sociedades mediatizadas - Políticas de injustiça no discurso dos media (Número November 2011) [Universidade de Coimbra]. http://hdl.handle.net/10316/17894

Simões, R. B., e Amaral, I. (2020). Pós-feminismo, pós-racialismo e pós-colonialismo: A cobertura mediática da campanha de Joacine Katar Moreira. ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 42. https://doi.org/10.22355/exaequo.2020.42.08

Soares, M. C. (2009). Representações, jornalismo e a esfera pública democrática. Em Representações, jornalismo e a esfera pública democrática (1a Edição). Editora UNESP. https://doi.org/10.7476/9788579830181

Spivak, G. C. (2010). Pode o subalterno falar? (1a Edição). Editora UFMG.

Strömbäck, J., & Shehata, A. (2018). Political Journalism. Em Oxford Research Encyclopedia of Communication (Número December 2019). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190228613.013.859

van Dijk, T. A. (1980). Macrostructures: An interdisciplinary study of global structures in discourse, interaction, and cognition. Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Waisbord, S. (2018). Why Populism is Troubling for Democratic Communication. Communication, Culture and Critique, 11(1), 21–34. https://doi.org/10.1093/ccc/tcx005

Waisbord, S. (2020). Why Paulo Freire is a threat for right-wing populism: Lessons for communication of hope. International Communication Gazette, 82(5), 440–455. https://doi.org/10.1177/1748048520943694

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Freitas, G., & Basílio Simões, R. (2023). Género, Diversidade e Populismo: Representação Mediática de Atores Políticos. Media & Jornalismo, 23(43), 37-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_2

Edição

Secção

Artigos