Populismo de Direita radical em Portugal
enquadramentos informativos nas Eleições Presidenciais de 2021
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-5462_40_8Palavras-chave:
Media, Presidenciais 2021, Populismo, ChegaResumo
O seguinte artigo aborda o fenómeno do populismo mediante os significados atribuídos ao conceito pela imprensa portuguesa. A partir de um estudo qualitativo dos enquadramentos atribuídos à candidatura de André Ventura, líder do partido político Chega, durante o período eleitoral das Presidenciais Portuguesas de 2021, pretendemos identificar os significados atribuídos ao populismo, as diferenças de enquadramento do fenómeno na imprensa de referência e na imprensa tablóide, e a relação do populismo com o campo dos media. Na imprensa portuguesa analisada, foram encontrados, essencialmente, os frames: polarização, retórica anti-sistema, nacionalismo, nativismo e messianismo. O nosso estudo também identificou variações de enquadramento por parte dos jornais analisados, Público e Correio da Manhã, concluindo que a imprensa tablóide analisada é mais permeável aos valores do conflito, da novelização e da dramatização, valores normalmente explorados pela comunicação populista.
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