Perceção do funcionamento familiar e rede social pessoal de estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_65_2Palavras-chave:
funcionamento familiar, rede social, estudantes do ensino superiorResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a perceção que os estudantes universitários têm do funcionamento das suas famílias, caracterizar a sua rede social pessoal e explorar as relações entre estas variáveis. A amostra foi composta por 247 estudantes de Ensino Superior, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos, que preencheram a Escala de Avaliação da Flexibilidade e da Coesão Familiar versão IV e o Instrumento de Análise da Rede Social Pessoal. Relativamente aos resultados obtidos, os estudantes percecionaram as suas famílias como equilibradas. Porém, revelaram-se pouco satisfeitos com as mesmas. Os participantes que estão com a família mais frequentemente demonstraram uma maior perceção de emaranhamento. As redes dos estudantes apresentaram um tamanho médio de oito elementos; eram constituídas por familiares e amigos; com elevada coesão e elevada perceção de reciprocidade e de suporte. O ingresso no Ensino Superior não gerou modificações no tamanho da rede dos estudantes. Verificou-se uma associação entre o tamanho da rede, a coesão e a flexibilidade na família. O estudo contribuiu para a compreensão do papel da família e da rede social na etapa de desenvolvimento individual, familiar e social dos estudantes, sublinhando os desafios normativos. Ainda contribuiu para a reflexão sobre possíveis práticas de intervenção que possam revelar-se necessárias nesta fase.
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