O CÂNONE LITERÁRIO E O ENSINO: REFLEXÃO A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-847X_6_21Palavras-chave:
literatura, cânone, currículo, ensinoResumo
O lugar da Literatura em uma sociedade é marcado significativamente pela escola. Partindo do currículo nacional brasileiro, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o cânone literário em contexto de ensino. Para isso, consideramos a proposta da Nova Base Nacional Comum Curricular nos pontos que se referem à Literatura no Ensino Médio. Por refletir recente discussão sobre o currículo no Brasil, podemos pensar em alguns aspectos a nortear o trabalho em sala de aula. No confronto entre a proposta curricular e a realidade escolar situa-se o professor, em seu papel de definir caminhos pelos quais o literário pode vigorar; é dele, em grande medida, o encargo de preencher as lacunas de definição dos autores e das obras a serem trabalhados – tarefa fundamental na concretização da Literatura que, partindo da escola, pode se projetar pela vida afora.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Susana Elaine Fernandes de Araújo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.