Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial
Processo, protagonistas e princípios
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_20_23Resumo
Em 22 de junho de 2013, era acrescentado mais um episódio à história secular da Universidade de Coimbra (UC): a inscrição do bem Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO.
O propósito deste artigo constitui-se em aprofundar alguns princípios que delinearam o processo da UC a Património Mundial, tendo em conta o contributo e influência de alguns dos seus protagonistas político-conceptuais, teóricos e decisores. Para tal, terá contribuído o pensamento e o trabalho desenvolvido por dois gabinetes, constituídos como Projetos Especiais da Reitoria, em março e em outubro de 2004, o Gabinete Paço das Escolas e o Gabinete de Candidatura à UNESCO, para desenvolver o processo de candidatura.
Recorrendo, sobretudo a pesquisa e revisão documental e bibliográfica, este trabalho articula os testemunhos desses protagonistas, pelo papel fundamental que tiveram ao longo do processo, sob várias perspetivas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista de História da Sociedade e da Cultura
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.