Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial
Processo, protagonistas e princípios
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_20_23Resumen
Em 22 de junho de 2013, era acrescentado mais um episódio à história secular da Universidade de Coimbra (UC): a inscrição do bem Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO.
O propósito deste artigo constitui-se em aprofundar alguns princípios que delinearam o processo da UC a Património Mundial, tendo em conta o contributo e influência de alguns dos seus protagonistas político-conceptuais, teóricos e decisores. Para tal, terá contribuído o pensamento e o trabalho desenvolvido por dois gabinetes, constituídos como Projetos Especiais da Reitoria, em março e em outubro de 2004, o Gabinete Paço das Escolas e o Gabinete de Candidatura à UNESCO, para desenvolver o processo de candidatura.
Recorrendo, sobretudo a pesquisa e revisão documental e bibliográfica, este trabalho articula os testemunhos desses protagonistas, pelo papel fundamental que tiveram ao longo do processo, sob várias perspetivas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de História da Sociedade e da Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, estando el trabajo simultáneamente bajo la Licencia de Atribución de Creative Commons que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.