Revolução dos Cravos e educação popular. As associações de educação popular em Portugal (1974-1986)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1645-2259_17_17Resumen
O processo revolucionário português iniciou uma importante transformação do país. Um projeto educativo alternativo cresceu com base nas associações de educação popular. O desenvolvimento do movimento associativo permitiu ações de alfabetização e de animação cultural nas comunidades. O Estado apoiou estas iniciativas durante o período revolucionário. Com este trabalho, pretendemos reconstituir a trajetória do projeto de educação popular, desde o seu nascimento até à adesão portuguesa à CEE em 1986. A consolidação do regime democrático em Portugal após 1976 teve consequências no projeto educativo. Os movimentos de educação popular enfrentaram um isolamento crescente. O Estado caraterizou-se por uma ação fragmentada, enquanto as associações constituíram um pilar de continuidade deste projeto de educação popular. Apesar de iniciativas nacionais e regionais, o projeto de educação popular foi enfraquecido com a convergência europeia, a crise do associativismo e a escolarização da educação de adultos.
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