Políticas educativas em contextos globalizados: a expansão do ensino superior em Portugal e no Brasil

Autores

  • Alda Maria Duarte Araújo Castro UFRN
  • Ana Maria Seixas Universidade de Coimbra
  • Antônio Cabral Neto UFRN

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_2

Resumo

Este artigo analisa a configuração que o ensino superior assume no contexto das mudanças ocorridas, nas últimas décadas, no cenário internacional, destacando aspectos relativos à situação de Portugal e do Brasil. Parte-se do pressuposto de que as instituições de ensino superior enfrentam, no actual momento histórico, novos desafios para responder às exigências das sociedades globalizadas que, dentre outras características, atribuem uma centralidade ao conhecimento. Mais especificamente, o artigo discute as diferentes estratégias adoptadas por Portugal e pelo Brasil para promover o processo de expansão do ensino superior, destacando como eixo central a diversificação institucional. Demarca-se na análise que, apesar da existência de tendências globais nas políticas de expansão desse nível de ensino, é necessário analisá-las tendo em conta as especificidades próprias de cada país, tanto no que concerne ao processo de expansão da educação superior quanto à sua inserção na economia globalizada.

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Publicado

2010-07-01

Como Citar

Castro, A. M. D. A., Seixas, A. M., & Neto, A. C. (2010). Políticas educativas em contextos globalizados: a expansão do ensino superior em Portugal e no Brasil. Revista Portuguesa De Pedagogia, (44-1), p. 37-61. https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-1_2

Edição

Secção

Dossier Temático

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