Os Filhos Únicos na Transição para a Idade Adulta: Análise do seu Percurso Escolar e Profissional

  • António Castro Fonseca Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Marta Oliveira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • José Tomás da Silva Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Resumo

O objetivo principal deste artigo é examinar o desempenho académico e profissional dos filhos únicos no início da idade adulta. Os dados utilizados para esse efeito provêm de um estudo em que várias centenas de rapazes e raparigas da comunidade foram seguidos desde o ensino básico até ao fim da vintena. Os resultados mostraram que os filhos únicos tinham completado, em média, mais anos de escolaridade do que os seus pares; mas análises mais detalhadas por nível de escolaridade revelaram que a superioridade dos primeiros se circunscrevia ao segmento do ensino obrigatório. Por sua vez, no que diz respeito à transição da escola para o mundo do trabalho verificou-se que os filhos únicos começam a trabalhar mais tarde e têm menos empregos do que os seus pares com irmãos. Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada nas outras medidas de desempenho académico e profissional. Por fim, discutem-se possíveis implicações destes resultados para a educação dos filhos únicos na escola, em casa e na família.

Palavras-chave

filho único; desempenho académico e profissional; jovens adultos

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Publicado
2017-12-21
Como Citar
FONSECA, António Castro; OLIVEIRA, Marta; SILVA, José Tomás da. Os Filhos Únicos na Transição para a Idade Adulta: Análise do seu Percurso Escolar e Profissional. Revista Portuguesa de Pedagogia, [S.l.], n. 51-2, p. 99-114, dez. 2017. ISSN 1647-8614. Disponível em: <http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/4880>. Acesso em: 18 jan. 2018.
Secção
Artigos

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