Abandono Escolar Precoce e Comportamento Anti-Social na Adolescência: Dados de um Estudo Empírico

Autores

  • Maria da Conceição Taborda-Simões
  • António Castro Fonseca Universidade de Coimbra
  • Maria da Conceição Lopes Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_9

Palavras-chave:

Abandono escolar, Comportamento anti-social, Adolescentes portugueses

Resumo

O objectivo deste artigo era examinar o efeito do abandono escolar precoce sobre diversas formas de comportamento anti-social numa amostra de adolescentes portugueses. Os dados eram provenientes de um estudo longitudinal em curso há vários anos na Universidade de Coimbra. Os indivíduos que abandonaram a escola sem concluir o 9º ano ou antes dos 16 anos (desistentes) foram comparados com os que continuaram a estudar (persistentes), em várias medidas de comportamento anti-social. Os resultados dessas análises revelaram que os adolescentes que abandonaram precocemente a escola apresentavam mais formas de inadaptação, incluindo comportamentos e atitudes anti-sociais, do que os seus colegas na fase intermédia e na fase final da adolescência. Estes resultados são discutidos à luz das conclusões de trabalhos anteriores.

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Publicado

2011-12-01

Como Citar

Taborda-Simões, M. da C., Fonseca, A. C., & Lopes, M. da C. (2011). Abandono Escolar Precoce e Comportamento Anti-Social na Adolescência: Dados de um Estudo Empírico. Revista Portuguesa De Pedagogia, (45-2), p. 187-198. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-2_9

Edição

Secção

Artigos