Polarização e desinformação: uma análise das estratégias discursivas sobre o Dia da Consciência Negra no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_10-1_10Palavras-chave:
Polarização, Dia da Consciência Negra, Estratégias discursivas, TwitterResumo
O presente artigo teve como objetivo compreender como o Dia da Consciência Negra em 2021 foi construído discursivamente no Twitter e como se deu a sua circulação na plataforma. Buscou-se analisar, ainda, quais os atores e grupos envolvidos no debate sobre a data e que sentidos foram produzidos e legitimados por eles. Para a coleta de dados, utilizou-se a API do Twitter, com o auxílio do Social Feed Manager, a partir das palavras-chave #diadaconsciencianegra; #consciencianegra; racismo; racista e racistas, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2021. A análise apresentou interações sociais polarizadas, marcadas (1) pela disseminação de comentários negacionistas e racistas, cujo objetivo parece ser o de marginalizar o movimento negro e (2) por grupos distintos, mas que compartilham o reconhecimento e a ressignificação da luta antirracista.
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