"Extended Mind": Crítica Genética, Narrativa Cognitiva e uma Nova Compreensão da Mente Modernista

  • Manaíra Aires Athayde CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Bolseira CAPES)
Palavras-chave: Manuscritos Modernos, Crítica Genética

Resumo

Recensão crtítica de Dirk Van Hulle, Modern Manuscripts: The Extended Mind and Creative Undoing from Darwin to Beckett and Beyond. London:  Bloomsbury Academic, 2014, 271 pp. ISBN 978-1441133168.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_16

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Manaíra Aires Athayde, CLP, Universidade de Coimbra (Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, Bolseira CAPES)

Manaíra Aires Athayde é doutoranda em Estudos Avançados em Materialidades da Literatura (interface entre Literatura, Comunicação e Arte), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na mesma instituição faz parte do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) como membro em formação. 
É membro editorial da Revista MatLit, da Universidade de Coimbra, e colaboradora da Revista Estudios Portugueses y Brasileños, da Universidade de Salamanca. Tem recentemente publicado artigos sobre estudos comparatistas entre Literaturas Portuguesa e Brasileira, Narrativas Transmidiáticas e Diálogos Interculturais entre Portugal, Brasil e China e a Difusão da Língua Portuguesa em Perspectiva Pluricêntrica em revistas científicas de referência, como a Colóquio/Letras (Portugal), a Granta/Portugal, a Agália (Espanha), a Estudios Portugueses (Espanha) e a Abralic (Brasil).
Possui Formação Complementar Lato Sensu em Arte e Cultura na Faculdade de Belas Artes e no Curso de História da Arte da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Ciências da Comunicação/hab.Jornalismo. Cursou os três primeiros períodos da licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, no Brasil, e participou do programa de intercâmbio da EPeKa/The Scientific and Research Association em Maribor, Eslovênia, em especialização em Jornalismo Multimédia e Produção Cultural.

Referências

HULLE, Dirk Van (2014). Modern Manuscripts: The Extended Mind and Creative Undoing from Darwin to Beckett and Beyond. London: Bloomsbury Academic.

DirkVanHulle_TheExtendedMind
Publicado
2014-11-08
Secção
Recensões | Reviews