Poemaps: Perspetivas para a Criação e Circulação de Poesia num Contexto Multimédia

Autores

  • Rogério Barbosa da Silva CEFET MG
  • Amanda R. G. Martins CEFET MG
  • Caio Saldanha CEFET MG

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_12

Palavras-chave:

Poemaps, georreferenciamento, poesia, espaço urbano, labirinto, obra de arte aberta

Resumo

O grupo Tecnopoéticas desenvolveu o conceito Poemaps, que constitui um sistema para criar poesia dentro de uma lógica de georreferenciamento. Os elementos intrínsecos dos Poemaps são: (1) a articulação crítica que liga a poesia e os espaços urbanos; (2) o uso de serviços de mapeamento online para georeferenciar poesia em certos espaços — promovendo o desejo de escrever sobre espacialidades vividas ou imaginadas; (3) o tema do labirinto — dentro de um mecanismo para promover a imaginação e o questionamento sobre as complexidades existenciais nas cidades; (4) a criação da poesia interativa como uma potenciação da crítica — pelo uso de poemas-comentários, fundindo categorias transtextuais, como a metatextualidade ou a arquitextualidade, na medida em que os textos também são propensos a intermedialidades; (5) e o conceito de uma aplicação web capaz de atuar como uma obra aberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter (2012). The Arcades Project I. Translated by Howard Eiland and Kevin McLaughlin. Cambridge, MA: The Belknap Press of Harvard University Press.

ECO, Umberto (1999). The Open Work. Translated by Anna Cangogni. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.

GENETTE, Gérard (1989). Palimpsestos: La literatura en segundo grado. Madrid: Altea, Taurus, Alfaguara.

HAYLES, N. Katherine (2002). Writing Machines. Cambridge, MA: The MIT Press.

LEMOS, André (2001). “Ciber-flânerie.” Comunicação na Cibercultura. Ed. Sueli Fragoso, and Dinorá Fraga Silva. São Leopoldo: Editora Unisinos.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Silva, Rogério Barbosa da, Amanda R. G. Martins, e Caio Saldanha. 2018. «Poemaps: Perspetivas Para a Criação E Circulação De Poesia Num Contexto Multimédia». MATLIT: Materialidades Da Literatura 6 (2):167-84. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_12.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section