Caligrafia também é corpo: entrevista-collage com Miguel de Carvalho sobre seus fotolivros de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_14

Palavras-chave:

Miguel de Carvalho, collage, fotolivro de literatura, género literário intermédia, intermedialidade, poética da adulteração

Resumo

Este trabalho apresenta-se sob a forma de collage composta a partir de uma entrevista estruturada e escrita, realizada para este fim, com o artista português Miguel de Carvalho, em janeiro de 2021. Abordando questões em torno da sua poética intermidiática, objetivamos dissecar a feitura dos seus fotolivros de literatura autorais, produzidos no período de 2005-2020. A collage foi eleita como método e formato para este texto por ressoar as criações de palavrimagem do entrevistado. Ele as produz através da apropriação de obras alheias e outros materiais pré-existentes, dando-lhes um novo corpo. Com o mesmo movimento, procedemos imiscuindo-nos às palavrimagens de Miguel de Carvalho – poeta plástico que, na distância oceânica que nos separa, aceitou a aventura de ver, agora, um novo corpo surgido de outras mãos a partir das suas. Daí o ‘truque poético’ de caligrafar este texto, pois a caligrafia também é corpo e os nossos estão aqui, como collage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÉHAR, Henri, ed. (2012). “Poem-objet”. Dictionnaire André Breton. Paris: Classiques Garnier. 284-285.

BRETON, André (1940). “Pleine Marge”. Cahiers du Sud. 229.

CARRIÓN, Ulises (2011). A nova arte de fazer livros. Trad. Amir Brito Cadôr. Belo Hori-zonte: C/ Arte.

CARVALHO, Miguel de (2006). A cidade dos paleólogos e as viagens nocturnas do Capitão Dodero. Figueira da Foz: Edição do Autor.

CARVALHO, Miguel de (2006). Anjo dilacerado. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2006). Noite. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2006). Pupila dilatada. Figueira da Foz: Ed. Debout Sur l'Oeuf.

CARVALHO, Miguel de (2007). As gordas da ordem: uma carta e algo mais. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2007). Memória intersticial. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2007). Silêncio. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2009). A cidade encantada, violência e labirinto: crónica do reino. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2009). Hoje acordei com uma terrível dor de cabeça. [Não publicado]

CARVALHO, Miguel de (2012). Relatos de certas madrugadas. Figueira da Foz: Ed. Debout Sur l'Oeuf.

CARVALHO, Miguel de (2014). “Atrás das pálpebras o sonho abriu os olhos. Lá estava tudo... (contribuições para a construção de uma ideia sobre livro-objecto)”. Revista Cão Celeste. 5: 61-63.

CARVALHO, Miguel de (2018). Interior. Figueira da Foz: Ed. Debout Sur l'Oeuf.

CARVALHO, Miguel de (2017). A cidade dos paleólogos e as viagens nocturnas do Capitão Dodero. Coimbra: Ed. Debout Sur l'Oeuf.

CARVALHO, Miguel de (2020). Vens através da distância. Figueira da Foz: Ed. Debout Sur l'Oeuf.

CLÜVER, Claus (2006). “Inter textus/ Inter artes/ Inter media”. Revista Aletria: Revista de Estudos de Literatura. 14.2: 10-41. https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18067/14857 [05 se-tembro 2021].

COMPAGNON, Antonie (2007). O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG.

DERDYK, Edith, ed. (2013). Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Senac.

DUBOIS, Philippe (2004). Cinema, vídeo e Godard. Trad. Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify.

DULTRA, Maruzia de Almeida (2018). “Vídeo-cartas (não) filosóficas: percurso de aparição de um corpoimagem.” Tese de Doutoramento, Universidade Federal da Bahia.

ERNST, Max (1969). “Collage”. Dictionnaire abrégé du surréalisme. Eds. André Breton e Paul Éluard. Paris: José Corti. 7.

HIGGINS, Dick (2012) “Intermídia.” [1984] Trad. Amir Brito. Intermidialidade ou Estu-dos Interartes: Desafios da Arte Contemporânea 2. Eds. Thaïs Flores Nogueira Diniz e André Soares Vieira. Belo Horizonte: Rona Editora; FALE/UFMG. 41-50.

PLAZA, Julio (1982). “O livro como forma de arte (Parte I: O Livro artístico)”. Revista Arte em São Paulo. 6 abr 1982. http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_arteI.pdf [18 agosto 2018].

ROBERT, Paul (2011). Le Petit Robert Micro. Ed. Alain Rey. Paris: Le Robert.

SILVA, Gladys da (2005). “Collage: conceitos & procedimentos”. Arquitetura & collage: um catálogo de obras relevantes do século XX. Porto Alegre: FAU/UFRGS. 16-21.

SILVEIRA, Paulo (2008). A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS.

VENEROSO, Maria do Carmo (2002). “Caligrafias e escrituras: diálogo e intertexto no processo escritural nas artes no século XX”. Revista Em Tese, 5: 81-89. dez 2002. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/emtese/article/view/3425/3354 [13 junho 2014].

© Miguel de Carvalho

Publicado

2021-11-17

Como Citar

Dultra, Maruzia de Almeida. 2021. «Caligrafia também é Corpo: Entrevista-Collage Com Miguel De Carvalho Sobre Seus Fotolivros De Literatura». Matlit: Materialidades Da Literatura 9 (1):239-64. https://doi.org/10.14195/2182-8830_9-1_14.