Resiliência académica
Narrativas de pessoas provenientes de bairros de habitação social
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_67_7Palavras-chave:
resiliência, bairros de habitação social, histórias de vidaResumo
A pobreza e a acumulação de fatores de risco associados à vivência em bairros de habitação social fazem com que estes constituam contextos que desafiam o desenvolvimento e o ajustamento psicológicos, em particular do ponto de vista académico e profissional. De facto, o insucesso e/ou abandono escolar são desfechos menos positivos que frequentemente pautam o percurso académico de crianças e jovens provenientes destes contextos sociais. Contudo, existe um grupo reduzido de pessoas que conclui a sua formação no ensino superior. O presente estudo analisa sete narrativas de pessoas com este perfil adotando para o efeito uma perspetiva ecológico-desenvolvimental e com recurso à análise de conteúdo temática reflexiva. Teve como objetivo estudar os mecanismos de risco e de proteção que contribuíram para a sua trajetória de resiliência académica. Os resultados da investigação sugerem que as experiências de sucesso, a interação positiva com outros contextos, a presença de figuras de apoio e a valorização dos/as professores/as ao longo do percurso foram variáveis fundamentais para o amortecimento do efeito do risco decorrente da residência em bairros de habitação social e, consequentemente, para o desenvolvimento de resiliência académica. O estudo fornece pistas para a intervenção junto de populações em situação de vulnerabilidade, em particular de residentes em bairros de habitação social, no sentido de incrementar trajetórias que permitam quebrar os ciclos de reprodução social de pobreza.
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