Avaliação do Projecto Integrado para a Prevenção do Abuso Sexual (PIPAS): Estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_11Palavras-chave:
Prevenção, Programas de intervenção, Avaliação de programas, Abuso sexual, Competências sócio-emocionaisResumo
Neste artigo apresenta-se um programa de prevenção do abuso sexual implementado na Casa Pia de Lisboa e respectiva avaliação e discutem-se, ainda, critérios para a avaliação de programas. No estudo de avaliação utilizou-se um design longitudinal quantitativo, por questionário, com dois momentos, pré e pós-teste, com seis meses de intervalo entre si. Os participantes (N = 188), do 3º ao 6º ano, foram distribuídos aleatoriamente por grupos controlo e experimental, respondendo a um conjunto de questionários considerados adequados para a avaliação das principais competências treinadas no programa. Os grupos não se mostraram diferentes entre o início e o final da intervenção, mas o papel do colégio e o maior número de sessões contribuíram significativamente para o aumento das competências sócio-emocionais dos jovens. Por fim, discutem-se aspectos da aplicação do programa essenciais para a compreensão dos resultados encontrados e fazem-se recomendações sobre práticas de implementação do programa que optimizem a sua eficácia.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2010-01-01
Como Citar
Alvarez, M. J., Marques-Pinto, A., Miranda, G., Melo, R., Baptista, V., Duarte, B., Raimundo, R., & Marôco, J. (2010). Avaliação do Projecto Integrado para a Prevenção do Abuso Sexual (PIPAS): Estudo preliminar. Psychologica, (52-I), p. 231-252. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_11
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.