Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto

Autores

  • Susana Isabel Vicente Ramos Universidade de Coimbra e Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6

Palavras-chave:

Ansiedade, avaliação/exames, motivação académica

Resumo

O nosso objectivo geral é verificar como é que os nossos alunos - da licenciatura em Ciências do Desporto e da licenciatura em Psicologia – se comportam face às avaliações, uma vez que estas fazem parte da vida académica. Como objectivos específicos pretendemos verificar a existência de diferenças nas diferentes variáveis analisadas em função do curso, do ano de frequência Para tal, foi aplicada a Escala de Motivação Académica (Vallerand, Blais, Brière & Pelletier, 1989), sendo constituída por 28 itens que se subdividem em 7 escalas. Aplicámos também um conjunto de perguntas relativas ao curso, métodos de estudo e níveis de ansiedades que os alunos sentem perante diversos tipos de avaliação. Foi também administrada a Escala de Ansiedade de Zung (Ponciano, Serra & Relvas (1982), sendo constituída por 20 itens que se subdividem em 4 componentes da ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2010-06-01

Como Citar

Ramos, S. I. V. (2010). Motivação e ansiedade dos alunos do Ensino Superior face às avaliações: comparação entre alunos de Psicologia e de Ciências do Desporto. Psychologica, (52-II), p. 117-162. https://doi.org/10.14195/1647-8606_52-2_6

Edição

Secção

Artigos