O Rei – Um Teste para Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Autores

  • Anabela de Oliveira Duarte da Cruz Carvalho Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
  • Marcelino Arménio Martins Pereira Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_16

Palavras-chave:

Leitura, avaliação de leitura, competências de leitura, fluência, precisão

Resumo

Neste artigo é apresentado um instrumento que avalia dois componentes essenciais da leitura: a fluência (número de palavras lidas por minuto) e a precisão (percentagem de palavras correctamente lidas). O teste tem duas formas (A e B), que reproduzem dois contos tradicionais portugueses (um em prosa e outro em verso). A sua aplicação é individual e inclui o registo do tempo de leitura do texto, do número de palavras lidas e dos erros cometidos A amostra foi constituída por crianças do 1º ao 6º ano de escolaridade (N=387) e foi estratificada nas variáveis sexo, ano de escolaridade e tipologia de área urbana. Os estudos das características psicométricas do Teste, nomeadamente os que se referem à fiabilidade e validade, permitiram concluir acerca da robustez das mesmas. Foram ainda analisados o efeito do género, da área geográfica de residência e da inteligência nos resultados do teste.

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Publicado

2009-06-01

Como Citar

Carvalho, A. de O. D. da C., & Pereira, M. A. M. (2009). O Rei – Um Teste para Avaliação da Fluência e Precisão da Leitura no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Psychologica, (51), p. 283-305. https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_16

Edição

Secção

Artigos