Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas

  • Andreia Martins Soares Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, Bolseira de Doutoramento (FCT - SFRH/BD/47228/2008).
  • Maria do Rosário Pinheiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • José Manuel Portocarrero Canavarro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.
Palavras-chave: adaptação, ensino superior, estruturas de apoio ao aluno, sucesso académico, transição

Resumo

Não obstante as importantes transformações operadas nas instituições portuguesas de ensino terciário, desde os últimos anos do Estado Novo, e os esforços para cumprir a exigente missão de preparação dos seus estudantes para os desafios da Europa do Conhecimento, diversos indicadores colocam o ensino superior nacional por agora longe de um sistema de ensino que se pretende inclusivo, diferenciado e de grande qualidade. A investigação nacional sobre o sucesso académico e o processo de transição e adaptação ao ensino superior, centrada na compreensão destes fenómenos e subsequente planeamento/aplicação de intervenções neste âmbito, tem sido um bom auxílio à persecução das pretensões anteriores. Neste artigo de revisão abordar-se-ão estes complexos fenómenos, enfatizando as perspetivas adotadas e os resultados alcançados na investigação mais recente, bem como as respostas que as instituições nacionais de ensino terciário têm desenvolvido no sentido de promover o sucesso académico que, na sua aceção mais ampla, inclui um processo de transição e adaptação bem-sucedido.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-08-23
Como Citar
Soares, A., Pinheiro, M., & Canavarro, J. (2016). Transição e adaptação ao ensino superior e a demanda pelo sucesso nas instituições portuguesas. Psychologica, 58(2), 97-116. https://doi.org/10.14195/1647-8606_58-2_6
Secção
Artigos