Questionário de competências culturais para profissionais de ajuda (QCC-PA)

Tradução transcultural e validação fatorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-2_2

Palavras-chave:

competência cultural; tradução; adaptação; validação; profissionais de ajuda

Resumo

Objetivo: adaptar e validar o Cultural Competence Assessment Instrument para avaliar as competências culturais dos profissionais de ajuda. O questionário foi selecionado tendo em conta três critérios, nomeadamente: i) o processo de construção do mesmo, na sua versão original, com base numa revisão aprofundada da literatura e dos instrumentos existentes para avaliar o constructo; ii) os indicadores de ajustamento do modelo da validação do instrumento; iii) a adequabilidade e a possibilidade de adaptação aos contextos que se pretendiam avaliar, particularmente junto de profissionais de ajuda a vítimas.

 Método: a tradução e adaptação do questionário obedeceram às guidelines internacionais neste domínio e a validação foi conduzida com 313 profissionais de ajuda agrupados em três domínios profissionais: área social, área da saúde e área criminal.

Resultados: as análises fatoriais exploratória e confirmatória permitiram identificar, para esta amostra e com bom ajustamento psicométrico (e.g., alfa .88), a competência cultural aferida através de quatro fatores: consciência cultural, conhecimento cultural, aptidões técnicas e apoio organizacional.

Conclusão: o Questionário de Competências Culturais para Profissionais de Ajuda é uma versão mais pequena da versão original do instrumento, que pode ser utilizada em contextos diferenciados. Este instrumento revela-se, assim, útil na monitorização e supervisão das práticas institucionais no atendimento em contextos de ajuda, ao nível da competência cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Gonçalves, M., & Matos, M. (2019). Questionário de competências culturais para profissionais de ajuda (QCC-PA): Tradução transcultural e validação fatorial. Psychologica, 62(2), 23-40. https://doi.org/10.14195/1647-8606_62-2_2

Edição

Secção

Artigos