Emotional Labor em profissionais do ensino e da saúde: Análise de duas estruturas dimensionais
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_6Palavras-chave:
Emotional Labor, análise de dimensionalidade, profissionais do ensino e da saúdeResumo
Dando continuidade às investigações levadas a cabo pela presente equipa no domínio da gestão das emoções em contexto organizacional (Emotional Labor2) e suas consequências ao nível do bem-estar no trabalho3, o presente estudo tem por objectivo contribuir para a reflexão em torno da validação de dois instrumentos de emotional labor (ELS e EWRS), em dois contextos laborais distintos: a saúde e a educação. Admitindo e reconhecendo diferenças entre as responsabilidades dos Professores e dos Profissionais de Saúde, a possibilidade de existirem percepções diferenciadas do conteúdo dos itens dos dois instrumentos de EL mencionados pode potenciar a emergência de diferentes estruturas factoriais como as que encontrámos. Mais especificamente, as referidas diferenças podem ser decorrentes das particularidades e características das organizações a que pertencem os sujeitos inquiridos, da natureza e especificidade do trabalho de cada profissão analisada, das características dos inquiridos e da dimensão das amostras estudadas (professores n=199; profissionais da saúde n=173). Além das boas características psicométricas das estruturas factoriais avaliadas, os resultados encontrados sugerem ainda que a investigação em termos da invariância da medida e da relação estrutural entre as dimensões do EL noutras populações profissionais é um terreno interessante para futuras investigações e para uma maior inteligibilidade do comportamento do homem no trabalho, uma vez que o contexto laboral depende das pessoas e, consequentemente, dos seus comportamentos e das suas emoções.Downloads
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Publicado
2011-07-01
Como Citar
Carvalho, C., Serra, M., Silva, D. L. da, & Figueiredo, C. (2011). Emotional Labor em profissionais do ensino e da saúde: Análise de duas estruturas dimensionais. Psychologica, (55), p. 95-113. https://doi.org/10.14195/1647-8606_55_6
Edição
Secção
Artigos
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