Avaliação da cultura organizacional: Adaptação e validação da versão portuguesa do Denison Organizational Culture Survey

  • Eva Petiz Lousã Doutorada em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos pela Universidade de Coimbra e docente do Instituto Politécnico do Porto. É membro do Centro de Investigação em Comunicação e Educação (CICE) no Instituto Superior de Contabilidade e Gestão e professora na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, ambas as instituições integradas no referido Instituto Politécnico do Porto.
  • A. Duarte Gomes Doutorado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências a Educação da Universidade de Coimbra.
Palavras-chave: adaptação, validação, análise fatorial confirmatória, fiabilidade

Resumo

Este estudo apresenta os resultados da adaptação e validação do questionário de Cultura Organizacional (Denison Organizational Culture Survey, 2001). O estudo incidiu sobre uma amostra de 905 colaboradores de 102 empresas Portuguesas. No estudo confirmámos a estrutura de quatro dimensões e de doze indicadores do referido questionário. Tanto as correlações entre os diferentes indicadores e dimensões, como a consistência interna das mesmas, apresentaram resultados semelhantes aos obtidos na versão original que justificam a adaptação e validação deste instrumento para o contexto de empresas portuguesas em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-04-06
Como Citar
Lousã, E., & Gomes, A. (2017). Avaliação da cultura organizacional: Adaptação e validação da versão portuguesa do Denison Organizational Culture Survey. Psychologica, 59(2), 101-119. https://doi.org/10.14195/1647-8606_59-2_6
Secção
Artigos