Adaptação do Personal Assessment of Intimacy in Relationships Scale (PAIR) para a população Portuguesa: Estudo das suas características psicométricas
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_50_18Palavras-chave:
Intimidade, Casal, Validação Pessoal, Comunicação, Abertura ao Exterior, Características PsicométricasResumo
A intimidade é um dos componentes principais de uma relação interpessoal próxima (Clark & Reis, 1988). Ainda que muitos investigadores se tenham dedicado ao estudo deste constructo, não existe ainda uma definição consensual. Para Schaefer e Olson (1981), a intimidade é um processo e uma experiência, que resulta da revelação de assuntos íntimos e da partilha de experiências. Partindo de uma conceptualização multidimensional, construíram o Personal Assessment of Intimacy in Relationships Scale (PAIR), destinado a avaliar cinco áreas distintas de intimidade: emocional, intelectual, social, recreacional e sexual. O presente trabalho teve como objectivo adaptar e avaliar o comportamento psicométrico deste instrumento, numa amostra da população Portuguesa. A estrutura factorial original não foi confirmada, tendo a análise factorial efectuada resultado numa solução de três factores, que receberam as designações de Validação Pessoal, Comunicação e Abertura ao Exterior. Os resultados atestaram também uma boa fiabilidade e validade do instrumento.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2009-01-01
Como Citar
Moreira, H., Amaral, A., & Canavarro, M. C. (2009). Adaptação do Personal Assessment of Intimacy in Relationships Scale (PAIR) para a população Portuguesa: Estudo das suas características psicométricas. Psychologica, (50), p. 339-359. https://doi.org/10.14195/1647-8606_50_18
Edição
Secção
Artigos
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.