Relações entre desempenho escolar e interesses profissionais de estudantes do ensino médio Desempenho escolar e interesses profissionais

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Fraancisco
  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Resumo

Esse artigo buscou estudar as relações entre interesses profissionais e notas de estudantes do ensino médio de uma escola particular do estado de Minas Gerais e as diferenças de médias entre gêneros. Para tanto, 245 estudantes (24,1% da primeira série, 40,8% da segunda, e 35,1% da terceira) participaram da pesquisa, com idade média de 16,3 anos (DP=0,9), sendo que 60,8% eram mulheres. Foram utilizadas a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e as notas das avaliações dos dois primeiros bimestres letivos de 2005. Os resultados indicaram correlações significativas coerentes, com relações positivas entre disciplinas e áreas de interesse afins, e correlações negativas entre áreas com poucas relações de conteúdo. Observou-se um melhor desempenho escolar das mulheres e uma tendência de preferência por atividades típicas de cada gênero. Implicações práticas dos achados e propostas de novos estudos no sentido de clarificar tais relações são indicadas.
  • Resumo visualizado = 14 vezes
  • PDF visualizado = 17 vezes

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-01-01
Como Citar
NORONHA, Ana Paula Porto; AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Relações entre desempenho escolar e interesses profissionais de estudantes do ensino médio Desempenho escolar e interesses profissionais . Psychologica, [S.l.], n. 50, p. p. 277-294, jan. 2009. ISSN 1647-8606. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/980>. Acesso em: 23 maio 2019.
Secção
Artigos

Palavras-chave

Ensino Médio; Diferenças de Gênero; Avaliação Psicológica; Orientação Profissional