O Lugar das Variáveis Motivacionais no Processo de Instrução e Aprendizagem: A Teoria dos Objectivos de Realização

Autores

  • Pedro Miguel Gomes Cordeiro Universidade de Coimbra
  • Willy Lens Universidade de Coimbra
  • Maria da Graça Bidarra Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_16

Resumo

Este artigo pretende discutir a importância das variáveis motivacionais em contexto escolar, pela influência que exercem na aprendizagem, no rendimento escolar e no bem-estar dos alunos. Restringimos a nossa análise à teoria dos objectivos de realização, porque é, no presente, uma das perspectivas teóricas mais utilizada no âmbito da psicologia educacional, em segundo lugar, pela importância que dá ao estudo da qualidade (a par da quantidade) da motivação dos alunos e, em terceiro lugar, porque adopta uma perspectiva situacional e contextualizada da motivação dos alunos (e dos professores). Mais especificamente, aborda a influência que os factores contextuais, situados ao nível da cultura de escola e das práticas de instrução dos professores, exercem sobre a orientação dos objectivos de realização dos alunos (mestria vs. aproximação do desempenho e evitamento do desempenho).

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Publicado

2009-07-01

Como Citar

Cordeiro, P. M. G., Lens, W., & Bidarra, M. da G. (2009). O Lugar das Variáveis Motivacionais no Processo de Instrução e Aprendizagem: A Teoria dos Objectivos de Realização. Revista Portuguesa De Pedagogia, (43-2), p. 305-328. https://doi.org/10.14195/1647-8614_43-2_16

Edição

Secção

Caderno Não Temático

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