Leituras do Pensamento Educacional de António Nóvoa. Análise Comparada de Revistas Científicas de Educação e Ensino em Portugal (1987-2017)

Autores

  • António Gomes Ferreira FPCEUC / GRUPOEDE, CEIS20, UC
  • Luís Mota IPC, ESE / GRUPOEDE, CEIS20, UC
  • Carla Vilhena FCHS, UAlg / GRUPOEDE, CEIS20, UC

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_1

Palavras-chave:

formação de professores, desenvolvimento profissional, história da educação, educação comparada, inovação, política educativa

Resumo

O contributo de António Nóvoa para a análise social da educação e das ciências da educação em geral atravessa todo o período de expansão do sistema educativo português e início da sua retração. Que leituras da obra de António Nóvoa são convocadas no âmbito das publicações científicas de educação e ensino? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões – Curricula, inovação e práticas; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Política educativa e organização escolar; e História da educação e educação comparada – que se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Ferreira, A. G., Mota, L., & Vilhena, C. (2018). Leituras do Pensamento Educacional de António Nóvoa. Análise Comparada de Revistas Científicas de Educação e Ensino em Portugal (1987-2017). Revista Portuguesa De Pedagogia, 52(52-1), 5-26 pp. https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_1

Edição

Secção

Artigos