Leituras do Pensamento Educacional de António Nóvoa. Análise Comparada de Revistas Científicas de Educação e Ensino em Portugal (1987-2017)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_1Palavras-chave:
formação de professores, desenvolvimento profissional, história da educação, educação comparada, inovação, política educativaResumo
O contributo de António Nóvoa para a análise social da educação e das ciências da educação em geral atravessa todo o período de expansão do sistema educativo português e início da sua retração. Que leituras da obra de António Nóvoa são convocadas no âmbito das publicações científicas de educação e ensino? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões – Curricula, inovação e práticas; Formação de professores e desenvolvimento profissional; Política educativa e organização escolar; e História da educação e educação comparada – que se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.