A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8Mots-clés:
emoções, literacia emocional, relação pedagógica, formação de professoresRésumé
Partindo de quadros teóricos que são explicitados no texto, este artigo apresenta o conjunto do projeto de investigação “A Dimensão Emocional da Docência e Formação de Professores”. Este projeto pretendeu captar as dimensões pedagógicas dos sentimentos e emoções de dois grupos de professores. Inferidas algumas necessidades e aspirações de formação, concebeu-se um esquema de investigação-formação que visou o desenvolvimento da literacia emocional dos professores. Ao longo do processo verificaram-se mudanças na capacidade de discriminação emocional, nas crenças e nos níveis de reflexividade dos professores participantes.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##plugins.generic.usageStats.noStats##
##submission.downloads##
Publiée
2014-01-27
Comment citer
Freire, I., Bahia, S., Estrela, M. T., & Amaral, A. (2014). A Dimensão Emocional da Docência: Contributo para a Formação de Professores. Revista Portuguesa De Pedagogia, (46-2), pp. 151-171. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2_8
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.