Os Filhos Únicos na Transição para a Idade Adulta: Análise do seu Percurso Escolar e Profissional

Autores

  • António Castro Fonseca Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • Marta Oliveira Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • José Tomás da Silva Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_5

Palavras-chave:

filho único; desempenho académico e profissional; jovens adultos

Resumo

O objetivo principal deste artigo é examinar o desempenho académico e profissional dos filhos únicos no início da idade adulta. Os dados utilizados para esse efeito provêm de um estudo em que várias centenas de rapazes e raparigas da comunidade foram seguidos desde o ensino básico até ao fim da vintena. Os resultados mostraram que os filhos únicos tinham completado, em média, mais anos de escolaridade do que os seus pares; mas análises mais detalhadas por nível de escolaridade revelaram que a superioridade dos primeiros se circunscrevia ao segmento do ensino obrigatório. Por sua vez, no que diz respeito à transição da escola para o mundo do trabalho verificou-se que os filhos únicos começam a trabalhar mais tarde e têm menos empregos do que os seus pares com irmãos. Nenhuma diferença estatisticamente significativa foi encontrada nas outras medidas de desempenho académico e profissional. Por fim, discutem-se possíveis implicações destes resultados para a educação dos filhos únicos na escola, em casa e na família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Fonseca, A. C., Oliveira, M., & Silva, J. T. da. (2017). Os Filhos Únicos na Transição para a Idade Adulta: Análise do seu Percurso Escolar e Profissional. Revista Portuguesa De Pedagogia, (51-2), 99-114. https://doi.org/10.14195/1647-8614_51-2_5

Edição

Secção

Artigos